segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Saberes e Sabores: Café

Saberes e Sabores: Café

Tomar um cafezinho pode parecer um ato muito simples, como pode provocar um resgate de ideias e conhecimentos necessários para decidir qual café escolher, como preparar e como tomar. O processo de uma tomada de decisão para decidir qual café escolher e beber. 

Conhecimentos históricos e geográficos começam a desfilar pela mente na escolha dos grãos de cafés utilizados no preparo. A começar pela introdução das primeiras sementes e mudas chegadas ao Brasil, introduzidas a partir de contrabandos discretos junto às fronteiras do norte do país. Passando pelas lembranças da política café com leite quando a predominância governista era proveniente dos lideres políticos paulistas e mineiros, e a herança da influencia holandesa ao misturar o café com o leite, estabelecendo um item matinal.  

O interior do Estado do Rio de Janeiro já foi ocupado por inúmeras fazendas cafeeiras que hoje preservam a sua historia com o turismo rural e hotéis fazendas. A Floresta da Tijuca ocupa uma boa parte do município do Rio de Janeiro, um dia a área da atual floresta já foi uma plantação de café. A fazenda foi extinta e a região foi reflorestada com plantas nativas e preservada, tornando-se hoje a maior floresta urbana do mundo, chegando a uma altitude máxima de aproximadamente mil metros, com o Pico da Tijuca. Com outras elevações menores, formam divisores de água e uma barreira de ventos e umidade. 

Outrora denominado como ouro negro, grandes embarques de café ocuparam as docas e os armazéns do porto de Santos/SP, trazendo divisas para o país, fazendo destaque na balança comercial. Antes o café era embarcado ensacado, e saca por saca era carregada pelos estivadores, da plataforma até os porões dos navios. Hoje o embarque é feito unitizado em contêineres, em embalagens diversas, estivados e fumigados em terminais fora da área portuária, sendo vistoriados e lacrados, para então serem encaminhados ao porto para aguardar o embarque. 

Escolher um café é fazer uma escolha geográfica de cafés plantados na região de predominância, o sul de Minas ou o norte de São Paulo, onde estão as maiores plantações cafeeiras no Brasil. Escolher um grão é optar por latitudes e longitudes, optar por altitudes e as variedades de zonas climáticas, dos cerrados, das chapadas ou das matas. 

Depois de escolhidos e classificados os grãos vem a escolha da torra perfeita a cada paladar. A torrefação tem como referencias de um café claro a um café escuro de acordo com tempos e temperaturas que podem determinar e variar os sabores e aromas desde os mais suaves aos sabores mais marcantes, definindo bem suas identidades mais pronunciadas. Após a torra vem o processo de moagem, que pode ser à frio ou com os grãos ainda quentes logo após o processo de torra.   Terminadas as tarefas de plantio e colheita, torra e moagem, escolhidas as embalagens, em potes ou pacotes, à vácuo ou embalagens tipo saches ou almofadas, vem a ciência do preparo ao escolher o tipo de coador a ser usado, e a temperatura da água a ser vertida sobre a quantidade determinada do pó.  

O homem morador dos grandes centros sem sequer ter conhecido uma plantação ainda pode misturar grãos, tal como mistura seus conhecimentos e suas informações adquiridas, criando ideias e novos conhecimentos, as expertises e as visões transversais. Cruzando conhecimentos e cafés simples e aromatizados, misturando grãos comuns e diversificados com outros blends que são a certificação de suas qualidades e origens.  

 Entre Natal e Parnamirim/RN ─  08/12/2013
Jornal de Hoje      

PRÊMIO  DESTAQUES DO MERCADO - INFORMATICA 2013
Categoria Colunista em Informática  
Palavras Chaves: gestão; qualidade; conhecimento 
Palabras Clave: gestión; género; conocimiento 
Key Words: management; gender; knowledge   

Roberto Cardoso (Maracajá) 
ESTRATEGISTA 
023.1461.13 CMEC - Cadastro Municipal de Entidades Culturais Fundação Cultural Capitania das Artes FUNCARTE Natal/RN
Cientista Social 
Jornalista Científico
Reiki Master & Karuna Reiki Master 
Colunista em Informática em Revista  
Sócio Efetivo do IHGRN  (Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte)  
e-mail:  rcardoso.gti@terra.com.br e-mail: rcardoso277@yahoo.com.br   

   http://www.recantodasletras.com.br/artigos/5365248


Nenhum comentário:

Postar um comentário