quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A velocidade da informação



A velocidade da informação



Quando surge o assunto sobre velocidade de informação, logo associamos ao fato de acontecer um evento, um acontecimento. E este evento ser divulgado rapidamente pelos meios de comunicação. A comunicação evoluiu e continua evoluindo. De primeiro a notícia corria de boca em boca difundindo entre as pessoas mais próximas. Chegou a uma época que gazeteiros gritavam pelas ruas, citando manchetes, para venderem edições jornalísticas e extraordinárias, onde podiam ser encontrados os detalhes por letras de imprensa, em jornais impressos e gazetas rodadas em ultima hora.  

O uso do alto falante antecedeu aos rádios receptores. Rádios comunitárias divulgavam notícias e informações com uma rede de alto falantes, em cidades e comunidades, sem outros canais formais de informação. Com a popularização do rádio, passou a ser por noticiários radiofônicos, e em edições extraordinárias, as ultimas noticias, dos últimos acontecimentos. Daí que o radio ganhou uma liderança na divulgação de notícias.

A televisão se popularizou, e assumiu a liderança da notícia extraordinária. Jornalistas puderam chegar ao local do evento, e transmitir notícias e imagens diretas e ao vivo, sobre o que estava acontecendo nas ruas. Fatos mais distantes, em outros países e continentes, puderam utilizar do sistema via satélite. 

As mídias e as variedades de transmissão, de notícias e informações, evoluem sem esquecer as anteriores. Ainda que os denominados homens das cavernas pudessem ter as paredes rochosas e paredes de cavernas, como mídia de transmissão de informação e conhecimento. Ainda hoje professores escrevem suas aulas em quadros nas paredes, enquanto grupos picham muros e paredes pelas ruas. 

Primeiro os professores usaram lousa (quadro negro) e giz, apagavam o que estava escrito com o recurso do apagador. Evoluíram para quadro branco e canetas hidrográficas, continuaram com o recurso do apagador. Hoje com salas multimídias jogam uma imagem pronta, com recursos luminosos, sobre uma tela na parede. Apagam as imagens luminosas com o recurso do interruptor, apagando a lâmpada que proporciona a imagem. O pichador evolui para grafiteiro. Pinta obras de artes com técnicas e cores, em muros e paredes espalhadas pelas cidades, com tons cinza do concreto e do cimento. A cidade sai de um tom cinza para tons coloridos, até que o tempo apague os grafites pintados. 

Fofoqueiros de plantão no portão e nas esquinas, também ocupam seus lugares, como divulgadores de noticias entre grupos de moradores, que transitam em um vão e vêm. Os fofoqueiros das esquinas dão noticias do dia e da hora mais recente, a quem chega ou sai. Trabalham em dupla para que o posto de vigia não fique sem um observador, do que acontece ou de quem passa. Observam, escutam e divulgam como um pássaro bem-te-vi. Escutando aqui e divulgando ali.

Agora as redes sociais lideram a divulgação dos fatos. Cidadãos comuns com celulares e câmeras fotográficas em mãos, agora podem postar rapidamente um fato em redes sociais. A credibilidade da notícia vai depender da credibilidade de quem postou. Mas como uma informação básica e inicial, é válida. Depois basta acompanhar o noticiário reconhecido e autorizado, para identificar e verificar o que pode ter chegado como primeira mão de um acontecimento, nas redes sociais. Uma postagem é feita na internet, para aqueles que passam a maior parte do dia vigiando o que acontece nas ruas por uma janela (Windows).

Da informação surge o conhecimento. Alguém em alguma parte do planeta pode neste momento estar escrevendo, lendo ou comentando um assunto relacionado ao assunto abordado aqui neste texto. E bastando que alguém faça uma postagem transmitindo uma informação com compatibilidade com o texto, que o conhecimento já pode fazer parte do conhecimento aqui disponibilizado. Tal como o texto publicado: Homo natalensis II publicado no Jornal de Hoje no dia 27/10/14 em Natal/RN. Enquanto era escrito o texto, Roseli Gonçalves estava a caminho de Frankfurt lendo um livro de Edgar Morin. E postou em rede social parte do texto que estava lendo.




[ ...] "La Voie" (A Via), do pensador francês Edgar Morin, por Roseli Gonçalves, em transito para Frankfurt. Uma citação em um artigo, não necessita exatamente estar em um livro ao lado do escritor. A fonte pode estar em outro continente no momento da escrita.

Texto disponível em:






Nenhum comentário:

Postar um comentário